Como funciona a contratação de um serviço de fotografia de gastronomia?

Como funciona a contratação de um serviço de fotografia de gastronomia?

Postado por adilson | Maio 9, 2018 | Gastronomia

Como contratar um fotógrafo de gastronomia

 

Tenho recebido muitas solicitações de serviços para fotografia de gastronomia e notado que muitos dos requisitantes não tem ideia de como funciona uma sessão, o que é preciso, onde é feita, quanto custa, etc.

Então o objetivo deste post é tentar detalhar ao máximo os vários tipos de solicitação que tenho recebido e certamente será uma delas que se encaixa com sua necessidade.

Solicitações de pequenos empresários

Bem, uma das solicitações mais básicas que recebo é de pequenos empresários que estão começando a empreender e ainda não tem a visão completa de como funciona o mercado, não estão vinculados à uma agência de publicidade e normalmente são eles próprios que estão fazendo tudo.

Na maior parte das vezes os produtos são mais simples e não requerem grandes produções na sessão fotográfica. Nestes casos, é normal o cliente não ter um estabelecimento comercial definido ou quanto tem, não ter espaço no mesmo e prefere trazer os produtos até o estúdio. Alguns casos que já vivenciei foram fotos de donuts, salada no pote, coxinha no copo, bebida, etc.

Solicitações de clientes maiores

Para pratos mais elaborados ou clientes que tenham um estabelecimento comercial, tais como restaurantes, pizzarias, padarias, buffets, etc, a produção fotográfica é feita no próprio estabelecimento. Neste caso eu transporto todo o estúdio para o local e monto um set de iluminação dedicado para cada tipo de prato a ser fotografado. A grande vantagem nesse caso é que o prato é fotografado logo após ser preparado, com isso, consegue-se mostrar todo seu frescor e brilho. Pois, alguns pratos podem perder suas características após um tempo do preparo.

Dependendo da complexidade da produção que o cliente deseja, ela pode ser feita com os próprios itens do cliente, tais como talheres, pratos, acessórios, mesa, etc. Existe também a possibilidade de eu levar alguns dos meus utensílios para agregar valor. Para produções mais complexas é comum ter uma agência dirigindo os trabalhos e ter um produtor de culinária ou “food stylist” que fará toda a direção da sessão, inclusive incluindo fornecedores de utensílios exclusivos para a produção.

Que tipos de fotos são geradas?

Isso vai depender muito do objetivo do cliente, mas podemos considerar as seguintes opções:

gastronomia-alimento-comida-culinaria-adilson-moralez-donut

Fotos com fundo branco

Embora seja mais comum para produtos, alguns clientes solicitam o fundo branco para padronizar seus pratos em website, cardápio, ifood, etc.
Aqui é importante ressaltar que muitos fotógrafos entregam as imagens feitas sobre um material branco, mas que na realidade não é o “mesmo branco” da tela dos computadores, e sim um cinza muito claro. Isso faz com que seja possível ver a borda do “branco da foto” com o “branco da tela”. Isso pode ser um problema pois cada foto trará um tom de cinza diferente, causando má impressão quando todas as fotos são vistas em uma mesma tela.

 

hamburguer-palmito-gastronomia-fundo-transparente-adilson-moralez-min

Fotos com fundo transparente

Esse caso é mais comum para clientes que trabalham com alguma agência que irá fazer a composição do prato com outros itens, texto, banners, campanha promocional, etc.
Normalmente essa opção tem um preço adicional no trabalho, pois exige que cada prato seja recortado no tratamento digital, que dependendo da complexidade ou cores do prato pode ser trabalhoso.
Observação – Neste caso o fundo transparente está mostrando o fundo da página que é branco, mas aí um designer gráfico  poderia ter inserido outros elementos.

 

gastronomia-alimento-comida-culinaria-adilson-moralez-estrogonofe (1)

Fotos ambientadas

Praticamente essa é que tem maior solicitação, pois o prato é apresentado como será consumido. É então escolhido um prato adequado (louça), talheres, taças, vinho, temperos, ou qualquer outro acessório para a composição com o prato em questão. Na minha opinião, essa é a melhor solução para atrair a atenção do consumidor, pois tem um apelo muito maior e aumentam as chances de venda para os clientes. Obviamente essa é mais demorada, pois a cada elemento adicionado, aumenta a complexidade de iluminação, surgimento de sombras ou reflexos indesejáveis.

 

Camicado

Parceria com a Camicado

Um diferencial que tenho no mercado, é uma parceria com a Camicado, onde consigo quaisquer itens da loja para uma produção mais elaborada. Isso pode ser muito interessante para clientes que queiram apresentar algo diferente e mais sofisticado para valorizar seus pratos. Veja nesse link um trabalho feito para um cliente que produz palmito. Toda a produção desse trabalho foi feita em meu estúdio.

Como o trabalho é cobrado?

Para fotos de gastronomia eu prefiro trabalhar com valor por diária ou meia diária, dependendo do volume e complexidade do trabalho. Acho mais justo para as partes do que cobrar por foto entregue. O valor vai variar de acordo com a complexidade da produção, o tipo de prato, o nível do restaurante, local, etc. Eu procuro sempre me adequar ao orçamento do cliente e ter uma relação ganha-ganha.

Depoimentos de clientes

W5 Criação e Design – Muito obrigado pelo trabalho impecável. Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado! Assim que tivermos outros trabalhos, entraremos em contato.

Bem, esse é um resumo do que tenho recebido de solicitações de fotografia de gastronomia. Para que eu possa entender qual é sua necessidade clique aqui e entre em contato.

Blog Comments

Olá boa tarde trabalho com vendas em App ifood e via WhattsApp gostaria de saber qual é o valor em média de uma diária sua para tirá fotos dos meus cardápio no meu caso trabalho com vendas de gourmet que seria geladinhos gourmet e trufas e paletas mexicana e sorvetes. Estou em São Paulo capital zona leste são Mateus

Olá José,
Desculpe pela demora na resposta. Na diária, entrego todas as fotos que conseguirmos fazer durante o período contratado. O valor é R$ 950,00.
Sigo à sua disposição.

Adicionar comentário

*Complete os campos corretamente

Artigos relacionados

Postado por adilson | Junho 7, 2019
Produção cardápio debutantes para a Casa Lucci
É sempre gratificante quando o cliente te chama para um novo trabalho. Sinal que os anteriores atingiram as expectativas. Esse foi o caso da Casa Lucci, um buffet do Morumbi...
Postado por adilson | Maio 30, 2019
Registro do Tonkotsu Ramen no Restaurante Ikkousha
Uma das coisas que mais gosto em meu trabalho é o fato de a cada job aprendo algo de novo. E neste, no restaurante Ikkousha no bairro da Liberdade em São...
Postado por adilson | Maio 19, 2019
Registro das Empanadas Porteñas
O grande desafio desse projeto foi o fato do cliente não ter claro como desejava o trabalho. Apesar de ter feito uma visita ao local antes do dia da sessão...