Por que contratar um fotógrafo de gastronomia?

Por que contratar um fotógrafo de gastronomia?

Postado por adilson | Outubro 19, 2017 | Gastronomia

O que um fotógrafo de gastronomia pode agregar ao meu negócio

 

Muitos proprietários de restaurantes, cafés, pizzarias ou qualquer estabelecimento que sirva pratos, tem necessidade de boas fotos para a divulgação de seus produtos e serviços. Muitos, porém, por diversos motivos acabam fazendo suas próprias fotos com câmeras básicas ou celulares e sem o conhecimento técnico necessário para garantir uma boa imagem.

Mais que nunca, os celulares estão cada vez melhores e garantindo excelentes imagens. Porém, para a fotografia gastronômica, é necessário uma técnica especial para garantir a textura e o volume que irá diferenciar o seu produto dos concorrentes.

Para garantir uma excelente imagem que faça jus ao ditado “as pessoas comem com os olhos”, é necessário fazer com que todos os sentidos das pessoas se voltem para a visão. Ou seja, quando estamos ingerindo um alimento todos os sentidos estão voltados para ele:

  1. Com o tato sentimos a textura do pão do hambúrguer;
  2. Com o olfato destacamos o aroma do manjericão e tomilho na maminha assada;
  3. Com o paladar identificamos o sabor do limão siciliano no risoto;
  4. Com o ouvido é possível ouvir o despedaçar da torrada com queijo brie sendo mordida;
  5. Os olhos permitem ver a textura e o volume da salada verde;

Porém, na fotografia, temos apenas a visão como recurso para traduzir todos os demais sentidos num só. E como agravante, a fotografia é bidimensional e se ela não realçar o volume e a textura, o produto não transmitirá as clientes todo o encanto e esmero dispendidos na sua preparação.

Um bom profissional de fotografia saberá, através de suas técnicas e iluminação adequada, trazer todos esses pré-requisitos e criar uma imagem final de dar água na boca e despertar o desejo pelo prato.

Como funcionam as sessões fotográficas de gastronomia

 

Na maior parte das vezes, por praticidade, as fotos são feitas no próprio estabelecimento. Preferencialmente num horário sem clientes, onde os pratos são produzidos especialmente para a sessão. Esse é outro fator importante, pois normalmente um prato para ser fotografado requer mais atenção nos detalhes. Como exemplo, a alface em um sanduíche tem que ser posicionada delicadamente, fatia por fatia, para uma sessão de fotos.

Dependendo da qualidade requerida, pode ser necessário a contratação de um food stylist ou estilista de alimentos. Ou seja, uma pessoa especializada na produção e arranjo dos pratos a serem fotografados. Esse profissional tem todo o domínio e técnicas de como elaborar, posicionar e combinar o prato de forma a valorizar cada detalhe do mesmo.

Para trabalhos que exijam ainda mais qualidade ou uma ambientação que não seja possível no próprio estabelecimento, toda a equipe é movida para um estúdio específico equipado com uma cozinha gourmet. Nesses casos os pratos são preparados e na sequência posicionados para a foto no ambiente já devidamente preparado para a foto.

O tempo sempre é um fator crítico na fotografia de gastronomia, pois muitos pratos perdem seu frescor e características em poucos minutos após serem preparados.

Cabe também, ao fotógrafo de gastronomia, gerar várias imagens do mesmo prato, com tomadas mais amplas, cortes mais fechados e de vários ângulos. Desta forma, o material a ser entregue, será mais diversificado, dando a seu cliente várias opções de utilização, tais como ilustração do cardápio, website, além de vasto material para postagens nas mídias sociais.

Resumindo, o valor que um profissional da fotografia de gastronomia agrega ao produto, certamente compensará o valor investido em sua contratação.  Uma boa imagem é essencial para os proprietários que desejam ter uma divulgação de qualidade de seus produtos.

 

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