Utilização do flash de uma forma mais criativa
Veja como utilizar o flash de forma criativa na sua fotografia
Esse artigo é dedicado à fotógrafos ou pessoas com um conhecimento técnico mais apurado, pois exige um certo conhecimento do equipamento e linguagem de fotografia.
Tentando sair do convencional aproveitei uma brincadeira em uma festa de aniversário no Espaço Climbers, onde as crianças agitam um tecido colorido no formato de um paraquedas. Para dar mais movimento à cena decidi utilizar a técnica de puxar o zoom enquanto se fotografa.
Nessa situação estava utilizando uma Canon 5D Mark II com uma lente 24-105 mm f/4 com um flash Canon EX 580 II e configurei a câmera com ISO 200, abertura f/4 e velocidade de 1/4 s.
Para gerar esse efeito o truque exige que o zoom seja movido enquanto se clica. Ou seja, como se está utilizando uma baixa velocidade o movimento do zoom vai registrando a cena de forma borrada e somente quando o flash dispara a cena principal é registrada de forma estática. Nessa situação eu estava com o flash na primeira cortina, mas também vale a pena experimentá-lo na segunda cortina. A diferença básica e que na primeira, tem-se o borrado e então a cena é congelada e na segunda, o borrado fica após a cena congelada. Neste caso eu iniciei com o zoom em 105 mm e movi para 24 enquanto fazia o click.
Essa técnica pode ser utilizada em diversas situações e gera efeitos muito interessantes, principalmente em cenas de contraste com luzes e sombras.