Existem muitos fotógrafos profissionais do ramo de arquitetura no mercado e cada um está num estágio de aprendizado e consequentemente entrega seu trabalho de forma compatível com seu conhecimento. Como em qualquer outra área, a fotografia de arquitetura demanda estudo e aperfeiçoamento constantes.
Uma das áreas que mais exige conhecimento do fotógrafo de arquitetura é a de interiores. Principalmente em ambientes iluminados por lâmpadas de diversas temperaturas de cor (tonalidades) ou muito envidraçados.
Isso ocorre, pois, as diversas tonalidades das lâmpadas ou a luz externa contrastam com a iluminação interna e torna difícil mostrar a real cor dos objetos e principalmente o branco das paredes e tetos.
Essa invasão da luz externa, principalmente nas paredes e tetos brancos, trás uma tonalidade amarelada que é conhecida como Color Cast. Para a correção dessa invasão de tonalidade, existe uma técnica conhecida como Flambient. Que em resumo trata-se de fazer duas ou mais fotos do mesmo ângulo, sendo uma com a exposição para a luz ambiente e uma segunda, ou mais, com um ou mais flashes disparados para o teto.
Essa é o detalhamento da técnica do Flambient:
- Requerimentos
- Uma câmera Reflex ou Mirroless.
- Lente super grande angular – pelo menos 16mm para câmera Full frame ou 10mm para câmera cropada.
- Tripé bem estável.
- Flash potente – Ideal Godox AD600 ou AD200 – para ambientes grandes.
- Flash speedlight – pode ser o proprietário da câmera ou Godox, Yongnuo, etc.
- Rádio flash – para poder disparar o(s) flash(es) fora da câmera.
- Para obter um bom resultado, está sendo considerado que o teto do ambiente é branco.
- Procedimento
- Posicionar a câmera no tripé enquadrando a área desejada.
- Configurar a câmera para modo RAW, balanço de branco AWB, ISO 100-320 e exposição para a luz ambiente. Em geral será algo entre 1/15, 1/30 ou próximo disso.
- Fazer a primeira foto nessas condições. Ideal é usar disparador remoto ou timer para evitar foto tremida.
- Configurar a câmera para a segunda exposição, agora usando flash.
- A exposição deve ser ajustada para 1/80 ou 1/100 aproximadamente.
- Ligar o radioflash
- Posicionar o flash logo atrás da câmera e apontando para o teto em 90º. Isso pode ser feito via um tripé ou segurado na mão com o braço esticado para ficar o mais próximo possível do teto, que servirá como um grande rebatedor.
- Se o ambiente for muito grande e você dispor apenas de flash speedlight, será necessário fazer mais clicks disparando o flash nos lados direito e esquerdo da cena sendo enquadrada. Desta forma você será enquadrado nas fotos, mas facilmente retirado na pós produção.
- Pós produção
- Uma vez que tenha as duas ou mais fotos (uma com exposição para luz ambiente e uma ou mais com a exposição para o flash).
- Carregue as fotos no Lightroom e selecione todas e escolha a opção de abri-las como camadas no Photoshop.
- No Photoshop deixe a imagem com exposição ambiente como a primeira camada e a com exposição do flash como segunda.
- Faça o alinhamento das camadas, para garantir que não houve movimentação do tripé entre uma foto e outra. (Edit/Auto Align Layers)
- Na primeira camada altere o modo de mesclagem (blend mode) para Luminosidade (luminosity)
- Ainda na primeira camada, crie uma máscara para esconder tudo (Hide All).
- Com um pincel de médio (1000 pixels), Opacity 50% e Flow 20% vá pintando, com a cor branca selecionada, para mostrar a segunda camada, nos locais que deseja mostrar a luz ambiente.
Utilizando essa técnica é possível ter na mesma imagem áreas com predominância da luz ambiente e áreas com a luz do flash. E o fato de ter a primeira camada como Luminosity, faz com que venha apenas a luminosidade da segunda, mas mantendo o tom branco do flash. Isso garante muito mais qualidade e profissionalismo no resultado final.
O fato de usar o pincel com baixa transparência, cria uma imagem bem equilibrada que seria impossível reproduzir o mesmo efeito usando HDR.
Para facilitar o entendimento desta técnica veja os excelentes tutorias no Youtube:
- Em português – Heitor Pergher – https://www.youtube.com/watch?v=JFa60xKa_Tc
- Em Inglês – Nathan Cool – https://www.youtube.com/watch?v=WEo7tfp5Zds