A fotografia de joias, semi-joias e bijuterias é um mercado com uma grande demanda de trabalho e muitas vezes o atelier, fabricante de joias, tem dificuldade em encontrar o profissional ideal para suas necessidades.
Para a fotografia de bijuterias é ainda mais complexo, pois o trabalho para fotografar as peças é praticamente o mesmo das joias e semi-joias, mas o valor a ser cobrado não é o mesmo.
Como escolher o fotógrafo de joias correto?
A primeira dica é se tiver alguma indicação de outros profissionais da área, que já tenham um fotógrafo de joias de confiança.
A outra opção é buscar por um fotógrafo de joias no Google e neste caso fazer uma boa avaliação de seu portfólio, valores, localização, prazo de entrega e obviamente a segurança das peças. Pois, haverá um fluxo constante de joias entre o atelier e o estúdio do fotógrafo.
Quais são formas de apresentação das fotos de joias?
Aqui vai depender muito da criatividade do fotógrafo ou do briefing do atelier. Mas basicamente podemos considerar as seguintes opções:
Fundo branco – Esta é a mais comum onde a peça parece estar solta no ar e é muito utilizada nas plataformas de e-commerce e website. Este tipo de foto apresenta um desafio técnico para o fotógrafo, principalmente em peças muito pequenas ou em correntes delicadas. Pois a iluminação usada para deixar o fundo branco acaba retornando e “invadindo” a frente das peças.
Para dar mais destaque para o produto é muito comum fazer o espelhamento parcial da joia na base, como se ela tivesse sido fotografada sobre uma superfície brilhante. Outra opção muito interessante é a criação de uma discreta sombra sob a joia, dando a impressão dela estar apoiada sobre uma superfície.
Ambientada – Essa modalidade vem crescendo ultimamente e basicamente apresenta as joias apoiadas sobre uma superfície ou penduradas. Normalmente tecido, madeira, ou qualquer material que destaque a joia. Esta forma é bem interessante, pois mostra todos os detalhes da joia sem o possível problema de invasão de luz da técnica anterior. É principalmente interessante para joias e correntes muito delicadas.
Humanizada – Como o próprio nome diz, nessa opção a joia é mostrada no corpo de um(a) modelo. Na minha opinião essa é a melhor forma do cliente ver como a joia é realmente, pois dá a exata dimensão da mesma e a correta forma de uso.
Técnicas para fotografar joias
Fundo branco direto
A mais simples e usada principalmente para bijuterias ou peças de baixo valor é fotografá-las sobre um fundo transparente com retro iluminação, além da iluminação frontal. Quando bem feita, praticamente a peça já sai com o fundo branco e com um pequeno tratamento, já está pronta.
Única foto com recorte
Esta técnica é indicada para joias de maior valor onde é requerido uma melhor qualidade de imagem. A joia é apoiada sobre um fundo opaco e apenas iluminada por cima. Muitas vezes é necessário a utilização de difusores e outros acessórios para inibir o reflexo do ambiente na joia. É feito apenas uma foto e o foco é concentrado na parte principal da joia.
Depois de fotografada a joia é necessário fazer o recorte da mesma para deixar o fundo branco. Isso pode ser bem difícil e demorado dependo da complexidade da joia.
Uma das deficiências dessa técnica, é no caso de joias com maior profundidade, anéis por exemplo, a parte mais distante de onde foi feito o foco, vai ficar desfocada.
Múltiplas fotos com recorte
Está técnica é ideal para joias de alto valor ou quando serão utilizadas em catálogos. A técnica é idêntica à anterior, porém em vez de uma única foto, são feitas várias fotos variando o ponto de foco. Ou seja, são feitas várias fotos, cada uma focando num plano da joia de forma que após serem mescladas via software, toda a joia estará em foco.
Veja também:
https://adilsonmoralez.com.br/fotografo-de-produto/
https://adilsonmoralez.com.br/veja-como-o-fotografo-de-produtos-e-fundamental-para-o-seu-e-commerce/