Como funciona a criação de Tour Virtual 360º
A criação do tour virtual de um ambiente residencial, comercial ou industrial, etc., permite que ele seja visto remotamente com a mesma sensação de estar fisicamente no local. Ele permite a navegação por todos os ambientes simplesmente clicando nos pontos pré-determinados de onde foi feita cada captação de imagem 360º.
O que é um tour virtual?
O Tour virtual é uma sequência de fotos panorâmicas 360º que são interligadas através de um software específico que permite a navegação de um ambiente para o outro.
O que são fotos panorâmicas 360º?
A foto panorâmica é uma sequência de fotos, geralmente feitas com lentes grandes angulares, que quando concatenadas formam uma única foto que permite a visão de 360º. Obviamente, como as telas dos celulares e computadores são planas, é necessário que elas sejam giradas com o dedo ou mouse para que se possa ver todos os ângulos.
Nos celulares é possível ativar o giroscópio, que detecta a movimentação do mesmo, e navegar pela foto panorâmica simplesmente movendo o celular de um lado a outro ou de cima para baixo.
Como são feitas as fotos panorâmicas 360º
Basicamente existem duas formas de se criar uma foto panorâmica: através de uma câmera 360 ou através de câmeras DSLR com uma cabeça especial para o tripé.
Câmeras 360: Essas câmeras existem há vários anos e há muitos modelos no mercado com grande variação do número de lentes. As mais recentes possuem apenas duas lentes, uma de cada lado, e que em um único disparo já fotografam os 360º. A câmera, através de seu aplicativo, já entrega o panorama 360º pronto. As grandes vantagens desses modelos são: praticidade e permitirem fazer vídeo 360º também. Como desvantagem tem o fato de não terem, na maioria, a mesma qualidade ótica de uma câmera DSLR. Para saber todos os modelos disponíveis no mercado veja esse vídeo do Ben Claremont .
Câmeras DSLR: Para fazer panoramas 360º é necessário uma lente grande angular, preferencialmente uma olho de peixe (8 – 12 mm) e uma cabeça nodal para o tripé, que permite que o conjunto câmera + lente gire em torno do ponto nodal da lente e não do encaixe de tripé da câmera. Caso isso não ocorra, haverá erro de paralaxe entre uma foto e outra que ocasionará erro de “costura” no software de criação do panorama.
O número de fotos necessárias para montar o panorama 360º dependerá da lente. Por exemplo: considerando uma olho de peixe de 8mm, são necessárias 4 fotos para os lados e uma para o teto (zenit). Já para uma lente 20mm são necessárias 25 fotos. Quanto maior a distância focal da lente, mais fotos serão necessárias, maior será a qualidade do panorama e maior será o tamanho do mesmo tanto em megapixel como megabytes.
Uma vez que se tenha todas as fotos cobrindo os 360º de um determinado ambiente é necessário “costurá-las” com um software específico. Existem vários no mercado, mas o mais completo é o PTGui. Basta arrastar as fotos para sua tela, clicar em alinhar imagens e depois clicar em criar panorama. Se não houver nenhum erro nas fotos ou não houver erro de paralaxe, o panorama é criado em poucos segundos.
Como é montado o Tour Virtual:
Uma vez criado todos os panoramas dos ambientes é necessário interligá-los. Para isso também existem vários softwares no mercado. A grande maioria é via web, onde é necessário fazer upload dos panoramas e aí fazer a conexão entre cada um deles. Em uma residência por exemplo, é necessário indicar onde fica a cozinha, a sala de jantar, dormitórios, etc.
Veja abaixo, alguns exemplos de Tour Virtuais criados com uma câmera DSLR, lente 8mm, cabeça de tripé Nodal Ninja NN6. A criação dos panoramas foi feita no PTGui Pro e a montagem do Tour no Kuula.com.
Vídeo 360 graus 1: Tour Virtual da Torta Maria
Vídeo 360 graus 2: Loux Real Estate
Vídeo 360 graus 3: Cafeteria 1121