Será que seus filhos verão suas fotos no futuro?

Será que seus filhos verão suas fotos no futuro?

Postado por adilson | Julho 21, 2017 | Festas

Como você está cuidando e armazenando suas fotografias?

 

Não há dúvida que com o surgimento das câmeras digitais e dos smartphones o número de fotos geradas aumentou exponencialmente. Porém, o que está sendo feito com esse volume imenso de imagens?

Devido a facilidade que estes novos dispositivos propiciam, as pessoas estão gerando um número enorme de imagens e muitas não estão se preocupando em como ordená-las e armazená-las. Já ouvi de muitas pessoas que simplesmente perderam todas as fotos de um período de suas vidas, simplesmente porque o aparelho celular quebrou ou foi roubado.

Outro fato gerado pela facilidade em se tirar uma foto é a própria banalização da mesma. Ou seja, fotografa-se muito, gera-se um volume absurdo de imagens e simplesmente não se dedica atenção para as mesmas.
Já ouvi de muitas pessoas frases como: nossa viagem foi ótima, fizemos mais de 1000 fotos. Mesmo sendo o lugar mais lindo do mundo, quem consegue ver 1000 fotos?

Outra prática comum que tenho notado é o de achar que as redes sociais serão repositórios infinitos de imagens e vídeos. Muitas pessoas registram suas férias, aniversário dos filhos, ou qualquer outro evento e após postar nas redes sociais, simplesmente descartam as fotos do celular. Algumas perguntas pertinentes seriam:

  1. Como localizar as fotos de um evento após vários anos?
  2. Como meus filhos irão ver essas fotos quando estiverem grandes?
  3. O que acontece se no futuro encerro minha conta nesta rede social?

Bem, com tantos pontos a serem levados em consideração, o que pode ser feito então para evitar problemas no futuro? Segue abaixo o que considero minimamente razoável:

Selecionando suas fotos

 

Durante um evento qualquer, festa, viagem, ou simplesmente uma reunião familiar, é muito comum que se tire muitas fotos onde algumas não saem tão boas. Ficam tremidas, mal iluminadas, etc. A melhor opção é fazer uma seleção e guardar apenas as melhores de cada situação. Para os mais detalhistas, vale a pena fazer pequenas edições onde ajusta-se o enquadramento eliminando o que não agrega valor à foto. Também pode ser feito ajustes de luminosidade para garantir que não haja fotos muito escuras ou muito claras.

Organizando suas fotos

 

Uma vez que suas fotos já foram editadas, ou seja, selecionadas apenas as que se deseja guardar, como fazer para que sejam encontradas no futuro?

Minha sugestão é a criação de pastas ou álbuns que identifiquem seu conteúdo e que estejam em uma ordem que faça sentido para você. Para viagens ou aniversários pense numa estrutura de pastas com o nome do local ou do aniversariante e preferencialmente com a data para ajudar a ordenar os lugares que foi mais de uma vez ou os diversos anos do aniversário. Por exemplo:

Argentina 2016-07
Chapada Diamantina 2015-05
Paula 2017-01-30

Note que a data deve estar no formato AA-MM-DD, isso resolve o problema de eventos que ocorrem várias vezes no mês ou no ano.

Fazendo backup de suas fotos

 

Bem, agora que suas fotos estão editadas e devidamente classificadas por assunto e em ordem cronológica como e onde podem ser armazenadas.

Se você usa apenas o celular como câmera fotográfica, a melhor opção para guarda-las é salvá-las na nuvem. Atualmente existem vários serviços de armazenamento na nuvem. Os mais simples, mas que servem muito bem, são gratuitos e algumas empresas oferecem serviços extras mediante pagamento.

Os mais populares atualmente são o google fotos, icloud ou dropbox. Nesses ou em outros disponíveis é possível a configuração de backup automático de seu celular para garantir que as fotos sejam enviadas para a nuvem logo após serem criadas.

Se você usa uma câmera digital que não tenha Wi-Fi, a opção é descarregar as fotos em um computador e após feita a edição, pode usar o mesmo processo anterior de envio para nuvem.

Adicionalmente ao uso da nuvem, sempre é bom considerar uma ou mais cópias em algum dispositivo local. O ideal é ter uma cópia no próprio computador e a outra em um HD externo e que de preferência não fique no mesmo local que o computador. Lembre-se que notebooks também podem ser roubados e HDs falham.

Eu particularmente tenho todas minhas informações em 4 HDs distintos sendo que um deles fica em um local fisicamente distante dos demais.

Imprimindo suas fotos

 

A impressão das fotos é algo que simplesmente está desaparecendo em consequência do advento das câmeras digitais e celulares. E neste ponto, volto a fazer a pergunta: será que seus filhos verão suas fotos no futuro?

Quanto tempo irá durar a mídia que se está armazenando as fotos atualmente? Vale lembrar que os computadores atuais já não trazem mais o leitor de CD/DVD. E se nesse processo todo você esquece um evento importante numa pasta que não foi copiada?

Para eventos mais importantes vale muito a pena a criação de um álbum impresso e de boa qualidade para eternizar um momento especial. A maioria das empresas que confeccionam álbuns garantem durabilidade superior a 100 anos. Ou seja, nada de deixar fotos amareladas e esmaecidas para seus filhos e netos.

Basta uma pesquisa no google por álbuns digitais, que encontrará uma lista de empresas que permitem a criação do álbum online e entregam o produto pronto em sua casa.

Conclusão

 

A fotografia é uma forma muito importante de registrar a história de sua vida e de seus entes queridos e merece todo o cuidado com sua preservação.

Blog Comments

Parabéns pela matéria. Me ajudou a lembrar destes cuidados tão importantes. Grato

Adicionar comentário

*Complete os campos corretamente

Artigos relacionados

Postado por adilson | Setembro 21, 2017
Como contratar um fotógrafo para sua festa ou evento?
Veja como ter o profissional correto para sua festa ou evento Esta é uma dúvida de muitas pessoas quando precisa contratar um fotógrafo para registrar seu evento ou festa. Como...
Postado por adilson | Setembro 6, 2017
Porquê contratar um fotógrafo para registrar seu evento ou festa?
Conheça o papel de um fotógrafo no registro de seu evento ou festa.   Com a popularização dos celulares nos dias atuais, todas as pessoas se consideram fotógrafos e como...
Postado por adilson | Maio 24, 2017
Utilização do flash de uma forma mais criativa
Veja como utilizar o flash de forma criativa na sua fotografia Esse artigo é dedicado à fotógrafos ou pessoas com um conhecimento técnico mais apurado, pois exige um certo conhecimento do equipamento...