O fotógrafo de produto

Postado por adilson | 25 de Junho, 2020 | Produtos

O fotógrafo de produto (still)

 

O fotógrafo de produto ou still, tem como missão extrair o máximo de qualquer produto e fazer com que seja atraente e vendável. Isso pode parecer fácil quando se fala de produtos sofisticados e atrativos por si só. Ex: celulares, joias, perfumes, etc. Mas muitas vezes os produtos não são tão “atrativos” por si só. Ex: saquinhos de salgadinhos, produtos de limpeza, etc. E é aí que entra toda a criatividade e engenhosidade do fotógrafo de produto.

Veja abaixo uma série de dicas de como extrair o melhor dos produtos.

Iluminação natural x artificial

Muitos produtos podem ser fotografados com luz natural (ambiente), principalmente para produtos opacos e onde se deseja mostrar onde são utilizados. Ex: protetor solar na praia ou piscina, frutas ou legumes na feira, etc. Para contornar o excesso ou falta de luz em um determinado lado do produto, podem ser usados rebatedores e difusores para equilibrar a luz evitando áreas muito claras ou muito escuras.

Mas para se ter controle total da iluminação, o ideal é o uso de luz artificial, ou flashes. Os flashes podem ser os portáteis (speed light) ou flashes de estúdios (tochas). Através deles e dos diversos modificadores de luz, será possível iluminar exatamente da forma desejada todos as faces do produto.

Existem ainda no mercado os estúdios portáteis, que são pequenas caixas, desmontáveis iluminadas por dezenas de LEDs presos por uma fita. Isso pode resolver para os produtos mais simples e de pequeno porte.

Produtos para e-commerce

Quando o objetivo da foto é para e-commerce, temos alguns pontos adicionais a serem considerados. O primeiro é a exigência de um fundo branco (perfeito). Um fundo branco perfeito é o mesmo branco da tela do computador/celular, ou seja, quando o código RGB no fundo é 255,255,255. E esse branco não é conseguido na foto com luz ambiente, ou mesmo em iluminação artificial, quando a luz que ilumina o produto é a mesma que ilumina o fundo.

Para resolver esse problema há duas opções:

1 – Iluminar o fundo com uma luz que seja entre 1-2 pontos mais fortes que a luz do produto.

2 – Recortar o produto do fundo usando um programa de edição, por exemplo Photoshop.

Ângulos para fotografar o produto

Em geral a foto básica para a maioria dos produtos é frontal com a câmera em 45º. Porém muitos produtos pedem mais de uma foto para que seja “entendido” pelo consumidor. Aí podem entrar as opções do produto em 45º para esquerda e direita, lateral esquerda e direita, etc.

Saída final do arquivo da foto

Isso dependerá da utilização da foto. Se for para impressão em tamanho grande em gráfica (banners, flyers, etc) a saída deve ser na resolução em 300 DPI e em TIFF e já nas dimensões que será impressa. Caso não saiba, no maior tamanho em pixels que a câmera permitir.

Se for para e-commerce, o padrão é 1000×1000 pixels, com o fundo branco perfeito e com tamanho máximo de 150Kb.

Precisando de mais informações ou contratação, estou à disposição pelo https://adilsonmoralez.com.br/contato/

Adicionar comentário

*Complete os campos corretamente

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos relacionados

Postado por adilson | 21 de Março, 2020
Aproveitando o tempo de restrição de deslocamento para digitalizar suas fotos analógicas.
Digitalização de suas fotos analógicas A cada dia de recolhimento que passa está mais difícil para arrumar atividades dentro de casa para toda a família. Que tal aproveitar esse momento...
Postado por adilson | 19 de Março, 2020
Veja como o fotógrafo de produtos é fundamental para o seu e-commerce
O fotógrafo de produtos é fundamental para o seu e-commerce Em tempos de restrição de deslocamento, onde toda a cadeia produtiva está sendo tremendamente impactada, cada segmento da economia está...
Postado por adilson | 15 de Maio, 2018
Como funciona a contratação do serviço de fotografia de produtos (still)?
Como contratar um fotógrafo de produtos (Still) Outra área da fotografia da qual tenho recebido muitas solicitações é a de produtos ou também conhecida como still. Trata-se da fotografia de...