Como contratar um fotógrafo para sua festa ou evento?

Como contratar um fotógrafo para sua festa ou evento?

Postado por adilson | Setembro 21, 2017 | Eventos corporativos, Festas

Veja como ter o profissional correto para sua festa ou evento

Esta é uma dúvida de muitas pessoas quando precisa contratar um fotógrafo para registrar seu evento ou festa. Como em outras áreas, há muitas ofertas no mercado, mas a grande dúvida é como garantir que o profissional entregará um serviço de qualidade e compatível com o valor cobrado. A escolha tem que ser certeira, pois por se tratar de um evento único, não há chance de ser refeito no caso de um problema.

Uma opção é buscar recomendações nas redes sociais para o serviço desejado. Isso certamente reduz o problema, mas ainda pode ficar difícil decidir. Vi casos onde as recomendações ultrapassavam 40 ou 50 profissionais. Uma sugestão seria reduzir esse número solicitando indicações apenas para pessoas mais próximas e de eventos semelhantes ao que pretende fazer: evento corporativo, festa infantil, festa de adulto, etc.

Uma vez com uma lista reduzida, no máximo 5 opções, o recomendável é avaliar o material que os profissionais dispõem em sites e redes sociais para ver se está alinhado com suas expectativas. Uma vez escolhidos os que mais lhe agrada, é o momento de pedir uma cotação para validar disponibilidade, material entregue e valor.

Uma sugestão nesse momento é solicitar um exemplo de todo o material que é entregue. Assim você poderá avaliar com mais assertividade a qualidade e a consistência das imagens durante o evento ou festa. Um item questionável é a quantidade de imagens entregue. Infelizmente criou-se uma falsa necessidade de entregar centenas de imagens de uma festa de aniversário, por exemplo. Meu conselho aqui é que vale mais a qualidade do que a quantidade.

Com a lista reduzida para apenas os profissionais que entregam o material que mais lhe agrada, o próximo item a pesar seria o preço. Nesse momento não deveria haver grandes discrepâncias de valores e a escolha ainda deveria ser pelo melhor material que é aquele que você mais se identifica. Nessa avaliação atente para comparar os itens corretamente. Ou seja, o básico em um evento é a cobertura fotográfica por “n” horas e entrega das imagens pela internet ou pen drive. Serviços adicionais, tais como slide show, álbuns impressos, etc., devem ser tratados separadamente.

Cuidado com preços muito abaixo da média de mercado, pois o barato pode sair caro. Lembre-se que profissionalismo, competência, comprometimento e conhecimento técnico tem um preço justo.

Veja também meu artigo “Porque contratar um fotógrafo para registrar seu evento ou festa

Adicionar comentário

*Complete os campos corretamente

Artigos relacionados

Postado por adilson | Setembro 6, 2017
Por que contratar um fotógrafo para registrar seu evento ou festa?
Conheça o papel de um fotógrafo no registro de seu evento ou festa.   Com a popularização dos celulares nos dias atuais, todas as pessoas se consideram fotógrafos e como...
Postado por adilson | Julho 21, 2017
Será que seus filhos verão suas fotos no futuro?
Como você está cuidando e armazenando suas fotografias?   Não há dúvida que com o surgimento das câmeras digitais e dos smartphones o número de fotos geradas aumentou exponencialmente. Porém,...
Postado por adilson | Maio 24, 2017
Utilização do flash de uma forma mais criativa
Veja como utilizar o flash de forma criativa na sua fotografia Esse artigo é dedicado à fotógrafos ou pessoas com um conhecimento técnico mais apurado, pois exige um certo conhecimento do equipamento...